O Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) está realizando uma campanha de arrecadação de sangue para ajudar as vítimas no Rio Grande do Sul. Em Joinville, o estabelecimento fica localizado na Av. Getúlio Vargas, 198, no bairro Anita Garibaldi.
De acordo com Lysandra Bolduan, responsável pela ação em Joinville, 484 bolsas foram enviadas da cidade no último dia (6), e mais algumas haviam sido enviadas pela manhã desta terça-feira.
— Para fazer a doação tem que estar bem de saúde. Tem que estar bem alimentado e ter repousado bem. Neste momento, a gente está precisando bastante da doação da tipagem O, tanto positivo, quanto negativo. Como esta tipagem é doadora universal, é a que mais estamos mandando. Enquanto eles precisarem, iremos realizar a ação.
O Centro de Hematologia e Hemoterapia do estado gaúcho está em contato diariamente com as instituições catarinenses. Os envios estão sendo realizados de Florianópolis.
Para realizar a doação é necessário ir até o Hemosc com um documento oficial com foto. O estabelecimento funciona das 7h30 às 17h30, sem fechar para almoço. Os serviços necessitam de agendamento pelo site do Hemosc para facilitar o atendimento.
Ação teve início no último sábado
Devido às situações vividas nos últimos dias no Rio Grande do Sul, a ação foi realizada com o objetivo de aumentar o estoque de sangue para o enfrentamento das fortes chuvas. A decisão foi um pedido da Secretária de Estado da Saúde, Carmem Zanotto.
A ação aconteceu das 7h às 15h e arrecadou 618 bolsas de hemocomponentes para o estado gaúcho. O centro de Joinville foi responsável por 170 bolsas de sangue doadas.
Nós tivemos bastante procura. Foram 130 candidatos à doação. Conseguimos coletar 105 bolsas em Joinville. A nossa unidade em Jaraguá do Sul, que faz parte do nosso centro, coletou mais de 40 bolsas — explica Lysandra.