Gestantes brasileiras já podem se vacinar contra o vírus sinicial respiratório (VSR) gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS). O primeiro lote de vacinas contra o VSR começou a ser distribuído no dia (2/12). Os locais e horários para se vacinar devem ser consultados junto às secretarias de saúde do município.
No final de novembro, o Ministério da Saúde (MS) anunciou a compra de 1,8 milhão de doses da vacina, que protege recém-nascidos das complicações da bronquiolite. O VSR é o principal causador da bronquiolite. A meta é vacinar 80% do público-alvo.
Neste primeiro lote, foram enviadas 673 mil doses de vacinas para todos os estados e o Distrito Federal. A capital brasileira, que foi a primeira a receber os imunizantes,já começou a aplicar o imunizante.
A vacina será aplicada em grávidas a partir da 28ª semana de gestação. Uma dose única deve ser aplicada a cada gestação.
Não há limite de idade para a gestante receber a vacina. A imunização é gratuita, viabilizada pelo SUS.
Com a gestante imunizada, os anticorpos que combatem o VSR passam do corpo da grávida para o do bebê. Assim, ao nascer, a criança já está protegida contra o vírus, que causa síndrome respiratória aguda grave (SRAG).
Onde e quando se vacinar?
A orientação para as gestantes é buscar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima. Não há um calendário unificado para a vacinação, já que cada estado vai organizar a distribuição interna das doses, e cada município determina em quais postos de saúde elas estarão disponíveis.
Não há obrigatoriedade de que as doses estejam disponíveis em todos os postos: o município pode definir em quais unidades de saúde a vacina será aplicada.
Vale buscar orientações em sua cidade desde já. A dica é acessar o site da secretaria de saúde do município ou telefonar para a sua UBS de referência. Nas redes sociais, alguns municípios também divulgam os endereços das UBS onde o imunizante está disponível e os horários de atendimento.