A duplicação da PR-412 entre Garuva e Guaratuba vai custar R$ 254,4 milhões. O resultado foi anunciado pelo governo do Paraná. O segmento tem 12,8 km, entre a divisa dos dois Estados e o acesso a Coroados. As obras deverão ser autorizadas ainda neste ano. A partir da autorização, serão 12 meses de prazo para elaboração de projetos e 18 meses para as obras. A PR-412 terá mais duplicações – o trecho entre Matinhos e Praia de Leste (Pontal do Paraná) já está em andamento.
O trecho inicial da PR-412 é utilizado no acesso a Itapoá, pelo Norte. Em Santa Catarina, a PR-412 tem continuidade na SC-417. A rodovia estadual catarinense também será duplicada pelo governo do Paraná, por conta do acordo dos royalties entre os dois Estados. A compensação pelo Paraná a Santa Catarina inclui a duplicação de trecho da SC-416 e do Contorno de Garuva.
Assim, quando as obras ficarem prontas, serão 32 quilômetros duplicados entre o acesso pela BR-101, em Garuva, até Guaratuba. Ainda na região, o governo de Santa Catarina vai duplicar a SC-416, a ligação com o Porto Itapoá. Dessa forma, a acesso à região portuária de Itapoá será duplicado até a BR-101. O segmento será revestido de concreto.