A segunda edição da Festa das Luzes será realizada nesta semana em Joinville, no Norte de Santa Catarina. Entre os dias 28 e 30 de junho, as ruas do Centro da cidade ficarão iluminadas e receberão apresentações artísticas que podem ser acompanhadas por toda a comunidade.
![Festa das Luzes iluminará ruas de Joinville nesta semana](https://static.ndmais.com.br/2024/06/festa-das-luzes-iluminara-ruas-de-joinville-nesta-semana-veja-programacao-800x533.jpeg)
![](https://lirp.cdn-website.com/2c226423/dms3rep/multi/opt/WhatsApp+Image+2024-06-18+at+09.29.46-1920w.jpeg)
![O festival acontecerá durante duas noites — Foto: Divulgação | FLJ](https://s2-g1.glbimg.com/SpOzUXP91mFS235fWR6zot9Mobw=/0x0:1024x576/984x0/smart/filters:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/t/o/mp51whT6A5iBdDF4BpaA/instalacao-selva-2.jpg)
Faltando apenas três dias para o evento, as primeiras obras já começaram a ser montadas, entre elas, a que abre a exposição. Na fachada do Museu da Imigração e Colonização foi instalada uma imensa cachoeira com luzes de led.
Chamada de Light Falls, a obra é do joinvilense Vigas, que também é o organizador da Festa das Luzes. Com cinco metros de altura, o trabalho, que já foi exposto em quatro países, chega pela primeira vez em Joinville.
“Esta é uma instalação de grande porte, em formato de cachoeira, feita com leds digitais e tubos translúcidos. Ela evoca uma homenagem a um dos maiores bens da natureza, que é a água. Em princípio ela atrai pela beleza, mas seu conceito pretende chamar a atenção para mantermos esse bem tão precioso e como ele está sendo tratado por nós”, disse o artista.
Durante os três dias, das 15 às 22 horas, o público poderá explorar uma variedade de instalações lumínicas, experiências de vídeo-mapping imersivas e apresentações musicais.
O circuito terá uma extensão total de 650 metros no Centro da cidade, com atrações que serão distribuídas em prédios e espaços urbanos. A programação musical, MAJ Sounds, inicia a partir das 15h. Já às 18h as luzes se acendem.
A edição deste ano também terá masterclasses com renomados artistas, proporcionando aos participantes a chance de aprimorar suas habilidades e explorar novas técnicas sob a orientação de profissionais experientes.
Destaques da programação
Siga Flutuando: obra do multimídia paulista Flip que será realizada na Travessa Bachmann. Uma instalação inflável com oito metros de altura do artista multimídia, que será iluminada com luzes Led coloridas.
Mapping Schlemm: o tradicional Palacete Schlemm, localizado na esquina entre as ruas do Príncipe e Jerônimo Coelho, será iluminado com video mapping produzidos por diversos artistas.
String Theory: o destaque é a apresentação da escultura lumínica, do artista norte-americano Jason Peters. A obra será instalada na Praça Nereu Ramos.
Light Falls: instalação icônica do artista joinvilense Vigas, que estará na fachada do Museu Nacional da Imigração e Colonização. Essa será a primeira vez que a obra será apresentada em Joinville, depois de passar por quatro países.
Mostra Aberta: trabalhos de diversos artistas locais estarão em exposição na Rua Rio Branco. Nesse local haverá um painel de LED, com exibição de obras exclusivas de artistas joinvilenses.
Suave Ciclo: destaque na Festa das Luzes em 2022, a performance de arte e tecnologia volta na segunda edição do evento. Em uma bicicleta, os artistas Ceci Soloaga e Ygor Marotta (VJ Suave), estampam os prédios do circuito com luz, cores, tecnologia e formas animadas.
O Festival de Luzes também terá performances cênicas, música, dança e oficinas gratuitas de arte e tecnologia. Detalhes sobre a programação e como participar podem ser encontradas no site oficial do evento.
A Festa será realizada nas ruas Rua Rio Branco, Jerônimo Coelho, Travessa Bachmann, Rua do Príncipe, Ruas das Palmeiras, Praça Nereu Ramos e Museu Nacional da Imigração e Colonização.