Sobe para 40 o número de casos de sarna em Balneário Camboriú; aulas são suspensas
Informação
Publicado em 20/06/2024

Os casos de sarna em Balneário Camboriú aumentaram e o número de crianças contaminadas passa de 40, segundo a prefeitura, que suspendeu as aulas em duas unidades de ensino do município.

Em uma única creche, Sementes do Amanhã, no bairro Municípios, são 36 pessoas contaminadas. Dessas, três são funcionários e o restante alunos. Nela são atendidas 310 crianças. A sarna é uma doença de pele contagiosa, que causa bastante coceira. O tratamento ocorre com tratamentos antiparasitários.

Segundo a Secretaria de Saúde municipal, o surto começou no dia 10, quando as aulas foram suspensas. Dois dias depois, o atendimento foi normalizado na creche. Com os novos casos, no entanto, a unidade voltou a fechar e passou por limpeza e dedetização. Secretária de Saúde, Caroline Prazeres, diz que o surto está está relacionado diretamente com a ausência de cuidado rigoroso com o tratamento ou falta de percepção dos sinais clínicos que as pessoas podem apresentar. No Núcleo de Educação Infantil Rio das Ostras, no bairro São Judas Tadeu, mais cinco casos foram diagnosticados e as aulas suspensas.

As aulas retornam em ambas as unidades na próxima segunda-feira (24), conforme a prefeitura. A orientação aos pais é que busquem as unidades de saúde mais próximas para diagnóstico ao perceberem os primeiros sintomas.

O município fornece os medicamentos gratuitamente a quem tiver receituário.

Doença

O que é: a sarna humana é uma doença contagiosa causada por um tipo de ácaro. Ela causa coceira pelo corpo e pode provocar infecção na pele.

Transmissão: a transmissão de pessoa para pessoa ocorre facilmente, principalmente em ambientes fechados.

Tratamento: o tratamento consiste em passar pomadas, loções ou sabonetes, além do uso de remédio e de esterilizar roupas.

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!